sexta-feira, 4 de maio de 2007

Dependência Emocional


Não me canso de ver exemplos de mulheres dependentes emocionalmente de um homem. Seja ela solteira ou casada, bonita ou feia, gorda ou magra, independente ou não financeiramente; lá estão elas sofrendo, se rastejando por um homem que não a merecem.
Dizer que todo esse medo, esse desconforto em ser só é só culpa de nossa cultura pode ser simples demais.
A mulher conquistou seu espaço em todas as áreas, só não conseguiu de fato convencer que não precisa de um homem, que lhe dê carinho e atenção.
Ela se faz de forte, de auto-suficiente, mas nem sempre convence, por isso, na ânsia de ter alguém para dividir seus momentos, acaba por se deixar envolver rapidamente pelo 1º gentil que aparece, e depois, mesmo vendo todos os sintomas de uma relação problemática ela insiste; insiste em continuar, insiste em voltar; é um ciclo sem fim.
Só depois de muito ferida talvez desista, mas não da busca, claro.
Mas o que mais me chama a atenção é quando ouço a velha frase: “Estou bem melhor sozinha”, mas basta o cara da mesa ao lado lançar aquele olhar fulminante para ela se encher de vaidade, coragem, esquecer tudo o que disse e sofreu e partir para a luta novamente...

2 comentários:

Val disse...

*rs Verdade!
Mas amadurecemos com o tempo e mudamos nossas atitudes.Eu falo por mim mesma. Tive um relacionamento que me fez sofrer muito pq me tornei dependente daquele afeto, não era amor. Mas foi uma etapa importante em minha vida, eu aprendi a agir de modo diferente. O relacionamento seguinte ( que por sinal foi o mais recente) me rendeu uma linda história de amor, com direito a dias inesquecíveis! Graças a aprendizagem com o passado eu soube lidar com as coisas de modo diferente. Só aprendemos com o tempo mesmo...
Bjs!!!

Paulo disse...

Pessoalmente, sou totalmente contra qualquer tipo de dependência, principalmente a emocional. O bonito é o balanço, a troca, o igual. A partir do momento que um dos lados depende mais do que o outro, cria-se um desequilíbrio que cedo ou tarde, levará ao lado não dependente a perder o interesse.
Ótimo texto!

Beijos