quinta-feira, 24 de maio de 2007

Existe mesmo perdão??


Quando amamos muito alguém temos a tendência a “perdoar” certas falhas, deslizes, grosserias; tapamos os olhos para alguns costumes que nos incomodam, ou seja, minimizamos as coisas.
Quando algo grave acontece, e não me refiro apenas à traição, o “culpado” pede desculpas, se retrata, enfim, e a outra parte “aceita” e a vida continua.
Mas será mesmo que continua tudo igual? Será que esquecemos de verdade ou fingimos colocar uma pedra em cima, mas no fundo jamais esquecemos aquela atitude?
Continuar a relação depois de uma traição, por exemplo, requer muito esforço, mas existem casos diferentes que requerem a mesma determinação.
Perdoar de verdade é nunca mais tocar no assunto, não jogar na cara depois em qualquer discussão, é literalmente esquecer...
Porém é esse “esquecer” que ponho em prova. Não creio que o ser humano seja realmente capaz disso. Pode-se até não mencionar mais o caso, mas as lembranças, as mágoas, as feridas continuam lá, adormecidas...
Com o passar dos anos já não ferem mais como antes, eis o milagre do tempo, mas apagadas, de verdade, não creio.
Ambos guardarão dentro si algum ressentimento, é óbvio, quem errou a vergonha, o arrependimento, quem sofreu as lembranças que tudo isso lhe causou, entretanto, penso também que mesmo não existindo o perdão total podemos continuar, um tentando não mais errar e se esforçando para apagar a má impressão que deixou e o outro lutando para apagar da memória tudo e continuar a ser feliz...

2 comentários:

Paulo disse...

Concordo. Não acredito que o perdão total exista. Essas ocorrências vão corrompendo o sentimento existente, pouco a pouco. Seria hipocrisia achar que tudo pode voltar a ser como era antes do erro cometido.
Mas o que sim é válido, é o empenho de quem errou em não errar novamente. Acho fundamental ter esse sentimento, além de saber reconhecê-lo na outra parte.

Val disse...

Sabe qual é o pior? É aquela frase: "eu perdôo mas não esqueço"!
De fato, se vc não esquecer nunca irá confiar no outro como antes e a falta de confiança extermina qlq tipo de relacionamento!
Bjs!!!