quinta-feira, 19 de julho de 2007

O acidente da TAM

Depois do choque ao ver o Jornal Nacional noticiar a tragédia e sentir certa agonia achando que possivelmente dentre os mortos estaria alguém conhecido, parei para analisar todas as demais reportagens que li e ouvi sobre o assunto.
A mídia tem um poder sobre as pessoas que é indiscutível, mas até onde vai o bom senso dela é que é questionável.
No primeiro momento, nada se sabe de fato, são repórteres e mais repórteres “supondo” isso, “supondo” aquilo. O âncora do Jornal Nacional quase antes mesmo de dar a notícia já o compara ao acidente da Gol, onde que a meu ver em nada se coincidem.
De lá para cá muitas especulações e pouco de concreto, até o momento nada pode ser afirmado até porque num evento como esse as investigações da causa são demoradas e devem ser cautelosas.
Ainda não podemos descartar a possibilidade de falha mecânica, falha humana, falha na pista, que não possuía ainda todos os requisitos de segurança e ainda assim foi liberada, enfim, voltamos às suposições.
O que é fato, para mim, é que independente da real situação ouviremos e leremos muitos absurdos, a mídia nos confunde porque no intuito de manter o senso crítico acaba por misturar problemas, fatos e responsabilidades.
O acidente em questão nada tem a ver com os atrasos nos vôos a não ser que a liberação da pista tenha se dado diante da tamanha pressão para a solução ou melhoria desse problema, o que analisando com calma é bem provável.
Enfim, muito me entristece o relato das famílias das vítimas, o número de mortos, a dificuldade na identificação dos corpos... só não acho justo acusarem tantos setores, pois como sabemos os que não forem culpados não serão depois inocentados na mídia como antes foram acusados e fica a idéia para os menos esclarecidos que num caso como este é culpado o piloto, a aeronave, a Infraero, o aeroporto, a pista, a chuva, os atrasos, os controladores, o presidente e muitos outros.

3 comentários:

Val disse...

É...na tentativa de sermos os primeiros a dar a bombástica notícia (não se engane, todas as emissoras querem garantir a audiência, mesmo ao preço da exploração da imagem da dor e do sofrimento)passamos ao telespectador, muitas vezes, enganos e acusações desnecessárias como vc mesma disse. É lamentável...

Bjs!

Paulo disse...

É do ser humano apontar o dedo pra alguém perante qualquer ocorrência grave. Sinceramente, no caso dos acidentes aéreos, não tenho pena de quem foi acusado injustamente. Acho que quanto mais luz for jogada sobre o problema melhor, uma vez que o governo vêm escondendo a gravidade do problema há mais de uma década, e a imagem do país está cada vez mais abalada junto àqueles que realmente importam, os investidores internacionais.

Rafeiro Perfumado disse...

Estava a ver aogra uma reportagem na televisão de um canal brasileiro e chocou-me o aproveitamento que se fez do sofrimento das pessoas. Certos momentos são para ser respeitados, não achas? Em silêncio, gritando, mas em privado.