quarta-feira, 25 de julho de 2007

Como ser ou agir...

Às vezes me pergunto como devo ser para ser respeitada. Sim, porque definitivamente não enxergo nas pessoas esse respeito. Dizem que liderança se aprende, chego a duvidar se essa afirmação é mesmo verdadeira até porque já ouvi o contrário também.
Em meio a essa confusão, contradições de autores há muito decidi que não faria questão de ser uma líder, não me importo em ser liderada até porque até hoje foram pouquíssimos os chefes que eu não admirei de verdade.
Mas ainda assim gostaria de ser mais respeitada ou até mesmo mais considerada por aqueles poucos que “lidero”.
Eu não vejo nada de mais em ouvir com atenção, realizar uma tarefa com perfeição, se esforçar para fazer bem feito e satisfazer as expectativas, enfim, ser bom naquilo que se compromete a realizar, e olha que na maioria das vezes não é nada além do que a própria obrigação.
Eu sempre achei péssimo quem se limita a fazer apenas o que lhe pedem ou o que lhe é de competência, para mim, sábio é aquele que se interessa pelo serviço do outro, que preenche o horário vago aprendendo mais tarefas ou qualquer outra coisa. Iniciativa – essa palavrinha parece ser desconhecida por tantas pessoas ainda.
Eu só posso lamentar, porque nos dias de hoje onde a concorrência está cada vez mais acirrada o dia que aqui lhe faltar pode ser que ninguém mais os empregue.
É aí que entra minha dúvida de como agir, de como ser. Tem dias que queria ser como um carrasco, dar ordens ao invés de pedir, demitir sem piedade, sem pensar na necessidade, na história de “dar mais uma chance”!
Pagar por algo e ter que você mesmo fazer o trabalho depois é para mim o cúmulo da burrice, e difícil é decidir até que ponto ser boa pessoa faz mesmo bem.

2 comentários:

Val disse...

Complicado,né?Também não sou boa em dar ordens, por isso vou eu mesma e faço!*rs* O que não é o correto! Que tal um bom papo?Já tentou falar o que sente? Acho que vc deveria experimentar ou do contrário vc irá explodir!
Depois me conta...
Um bjo grande pra ti!

Paulo disse...

Ôpa! Até que enfim um assunto que tenho conhecimento de causa para comentar..rs
Eu acredito que a liderança pode ser aprendida, pelo menos a parte teórica da coisa. Mas por outro lado, não se pode impor um líder ao grupo. O líder é aquele que as pessoas seguem naturalmente, ele não escolhe ser líder, é escolhido pelo time. A única coisa que se pode impor a um grupo é um chefe, que é bem diferente de líder. E esse chefe sim, deve fazer as coisas acontecerem dentro de sua área de responsabilidade, pois essa é sua única função. Não confundir chefia com assistencialismo é fundamental! Já cansei de ouvir choro de chefes que de tanto pensar no próximo acabam por perder seu próprio emprego.
Bjos