segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Problemas...menosprezar ou supervalorizar os seus?

Você terá respostas diferentes para essa mesma pergunta, tudo dependerá a quem você perguntar. É ser egoísta demais em de vez em quando só pensar nos seus problemas? Em olhar apenas para o que acontece com você sem se importar com os demais? É errado esquecer que existem pessoas em situações piores que a sua?
É ser infantil e egoísta demais dar valor a um problema que para você é significativo, mas que para a maioria é idiotice como o fato de se preocupar com as marcas que uma irritação de pele freqüente pode deixar em seu rosto e se isso a fará parecer mais velha?
Pois bem, sua terapeuta diria prontamente que não e daria explicações plausíveis para você e qualquer ser humano olhar apenas para o próprio umbigo de vez em quando, porém para muitas pessoas, e eu diria a maioria, te ouviriam e não discordariam, na verdade nada diriam, mas te condenariam de alguma forma interiormente.
Somos todos assim, egoístas e incompreensíveis. Julgamos o outro sem nos darmos conta de que muitas vezes também cometemos os mesmos erros.
Mas a questão aqui é: Ser realista e maduro para admitir que outros se encontram em situações piores, porém o momento é olhar para si mesmo, para as circunstâncias e resolver os seus problemas, afinal você os têm e quase ninguém fará algo para resolvê-los assim como você pouco faz para resolver o dos outros.
Há casos obviamente que você se dá conta que existem sim pessoas dispostas a ajudar, e você fica feliz por ter pessoas assim no seu convívio, e pensa também que isso se deve a uma retribuição pela sua atenção, respeito e amizade que sempre dispôs a essas pessoas. Esse é um fato que alguns ignoram, mas que acredito ser de muita relevância.
Problemas! A maneira como se encara o seu é que talvez faça a diferença em como irá resolvê-lo e quando, por isso acredito sempre que lamentações só atrapalham, a regra é pensar friamente, estudar as possibilidades e agir, seja mudar de cidade, espalhar seu currículo, rever suas despesas ou até mesmo voltar ao dermatologista. Não importa se você tem 1 filho e o outro 3, que muitos brasileiros sobrevivem com um salário ao contrário de você ou se algumas amigas não conseguem emprego, enfim, esqueça-se dos demais, foque em você porque caso contrário o tempo irá passar e sua situação não irá mudar.

3 comentários:

Val disse...

Pois é... Gosto do seus posts pq eles me fazem pensar, refletir...
Eu ando cheia de problemas tb!
Me diz, tem algo mais irritante do que estar pensando sobre seus problemas e ouvir aquela voz interior te dizer "Mas existem outras pessoas com problemas piores que os seus"? Ai vc solta aquele suspiro e segue!Fato!Segue...sem resolver nada! Vou me focar um pouco em mim, tô precisando resolver uma penca de coisas!;)
Adorei suas visitinhas no blog, já estava com saudade!:)Bjs!!!

Paulo disse...

Fiquei com vontade de imprimir esse seu post e colocá-lo em uma moldura, na parede do meu escritório de casa, que é onde eu fico quando preciso resolver problemas mais sérios!
Muito bem escrito, e encerra uma gigantesca verdade, que nem todos teriam coragem de exprimir. Somos todos egoístas, essa é nossa natureza humana. Tudo o que foge disso nos foi plantado como o "politicamente correto" pela socieade.
Aí a gente começa a achar errado olhar para o próprio umbido quando necessário.

Parabéns pela coragem e lucidez desse post!

myrelate disse...

Val, realmente não tem coisa pior que ouvir essa voz interior, mas é preciso ainda assim nos focarmos em nós sem se preocupar tanto. E valeu pelo elogio, tb gosto muito, muito mesmo dos seus. Bjs

Paulo, adorei o comentário, me deu mais força para continuar a escrever, pois confesso que andava meio desanimada.Valeu, de coração.
Bjs