sexta-feira, 30 de maio de 2008

Egoísmo

No dicionário a definição para egoísmo é: “amor próprio excessivo, que leva o indivíduo a olhar unicamente para os seus interesses em detrimento dos alheios;
conjunto de propensões ou instintos que levam à conservação do indivíduo”.
Mas o que será que isso significa realmente na nossa vida, no nosso dia a dia?
Não dá para considerar egoísta a pessoa que decide cuidar um pouco mais de si, de se dedicar mais aos estudos, às amizades, ao esporte, ou que quer que seja, desde que seja no intuito de sentir-se melhor, dar mais valor às coisas que havia abandonado.
Homens e mulheres não possuem os mesmos direitos como ouvimos por aí, isso é fato incontestável, mas ambos à sua maneira podem sim viver de forma simples, correta e feliz. Bem estar e felicidade são palavras que devem ser levadas a sério, seja você do sexo masculino ou feminino, basta que cada um use de bom senso. Se todos tivessem bom senso e respeito, as relações seriam muito mais leves e simples, com toda a certeza!

Um comentário:

Paulo disse...

Eu sou da opinião que a gente só consegue cuidar bem de outros quando conseguimos cuidar bem o suficiente de nós mesmos. Não acho errado o egoísmo, acho fundamental. Aliás, se pararmos para analisar a fundo, praticamente todas as nossas ações altruístas geram algum tipo de compensação pessoal, seja em termos diretos ou indiretos. Mas poucos tem a capacidade de aceitar que esse ganho indireto está na base de nossas ações.